O Psicomotricista
O Psicomotricista é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.
Áreas de atuação
Educacional, Institucional e Clínica
Eixos de atendimento
Educacional:
Ensino básico e ensino superior, incluindo educação especial e outras modalidades.
Hospitalar:
UTI, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas.
Empresarial:
Ergomotricidade
Psicomotricidade aquática
Terapia psicomotora:
Saúde mental
Gerontopsicomotricidade
A prática psicomotora se dá de forma Individual ou em grupo, da concepção à terceira idade, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.
O profissional de educação física, geralmente, é muito bem sucedido ao escolher esta área de atuação em virtude da sua formação acadêmica ser traçada sobre uma linha tênue entre educação e saúde.
As áreas de atuação englobam a educação, saúde, pesquisa e empresa.
A clientela é vasta e a psicomotricidade atende indivíduos desde o nascimento até a velhice, este público agrega crianças em fase de desenvolvimento: bebês de alto risco; crianças com dificuldades/atrasos no desenvolvimento global; pessoas portadoras de necessidades especiais: deficiências sensoriais, motoras, mentais e psíquicas; além disso, o psicomotricista pode atuar, também, com a família ou empresa.
Sendo assim o mercado de trabalho divide-se em creches, escolas de educação normal e especial, academias, clínicas multidisciplinares, postos de saúde, hospitais e recursos humanos.
Os psicomotricistas, geralmente, são educadores ou psicólogos, e atualmente, outros profissionais da área de saúde como enfermeiros e fisioterapeutas têm buscado a formação em psicomotricidade.
Estes profissionais procuram cursos de formação especializados ou de pós – graduação.
Há diferentes vertentes da Psicomotricidade:
Reeducação Psicomotora
Destinada a indivíduos que apresentam déficit motor.
Características: Prática mecanicista, dualista e diretiva que se utiliza de testes, diagnósticos e sessões.
Terapia Psicomotora
Destinada a indivíduos normais ou portadores de deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades de comunicação, de expressão corporal e de vivência simbólica.
Características: Atendimento individualizado em clínicas, hospital psiquiátrico, grupos de ajuda psicopedagógica ou centro médico pedagógico.
Educação Psicomotora
Destinada ao desenvolvimento de todas as potencialidades do indivíduo e é dividida em:
• Educação Psicomotora Funcional ou Psicomotricidade Funcional ou Geral.
Características: Atendimento individualizado ou em grupo realizado em clínicas e escolas, as atividades são baseadas na prescrição de exercícios;
• Educação Psicomotora Relacional ou Psicomotricidade Relacional.
Características: Atendimento individualizado ou em grupo realizado em clínicas e escolas, atividades baseadas no jogo espontâneo e simbólico.
O profissional interessado em investir nesta área do conhecimento deve analisar cada linha de pensamento e escolher aquela com a qual tenha mais afinidade e independente de ser uma vertente educacional ou terapêutica é importante conhecer a credibilidade da Escola que oferece tal formação.
Como psicomotricista relacional posso dizer que o trabalho consiste em oferecer ao público infantil a oportunidade de vivenciar o seu próprio corpo num espaço simbólico, onde a brincadeira espontânea traduz os desejos da criança e explora suas capacidades motoras, emocionais e cognitivas. O nosso papel é interagir com a criança e identificar suas dificuldades e potenciais para poder criar estratégias que contribuam para o seu desenvolvimento global.
Fonte: Associação Brasileira de Psicomotricidade.


