Dialogando

Dialogando

Psicomotricidade Relacional e a Abordagem Sistêmica.

Acontece hoje no Ícone Desenvolvimento Humano, uma palestra com a Psicóloga Clinica Regina Oliveira falando sobre Psicomotricidade relacional e a abordagem sistêmica,

Horário: 20Hs

Dentro dos preparativos para o II Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional começaremos a propor diálogos. Você é nosso convidado

Psicomotricidade Infantil

Psicomotricidade Infantil

Nos movimentos da criança se articula toda sua afetividade, desejos e suas possibilidades de comunicação. O que é psicomotricidade? Sua definição ainda está em formação, já que à medida que avança e é aplicada, vai-se estendendo a distintos e variados campos. No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas na correção de alguma debilidade, dificuldade, ou deficiência.

Hoje, vai mais longe: a psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

Movimento e atividade psíquica

O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o psico, determina a atividade psíquica em duas fases: a sócio-afetiva e cognitiva. Em outras palavras, o que se quer dizer é que na ação da criança se articula toda sua afetividade, todos seus desejos, mas também todas suas possibilidades de comunicação e conceituação.
A teoria de Piaget afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças. Nos primeiros anos de vida, até os sete anos, aproximadamente, a educação da criança é psicomotriz. Tudo, o conhecimento e a aprendizagem, centra-se na ação da criança sobre o meio, os demais e as experiências através de sua ação e movimento.

Estimulação e reeducação

Através da psicomotricidade pode-se estimular e reeducar os movimentos da criança. A estimulação psicomotriz educacional se dirige a indivíduos sãos, através de um trabalho orientado à atividade motriz e as brincadeiras. Na reeducação psicomotriz se trabalha com indivíduos que apresentam alguma deficiência, transtornos ou atrasos no desenvolvimento. Tratam-se corporalmente mediante uma intervenção clínica realizada por um pessoal especializado.

Princípios e metas da psicomotricidade infantil

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

– Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).

– Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

– Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.

– Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.

– Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.

– Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.

– Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.

Fonte: guiainfantil.com

1º Congresso Online Internacional de Psicomotricidade

1º CONGIP – Congresso Online Internacional de Psicomotricidade

Congip

De 13 a 19 de abril de 2015 ocorrerá o I CONGIP (1º Congresso Online Internacional de Psicomotricidade).

Sobre o congresso:

Diferentes áreas de atuação profissional utilizam a PSICOMOTRICIDADE como ferramenta teórica ou técnica, contudo, apesar das interfaces serem múltiplas, os CAMPOS DE AÇÃO DA PRÁTICA PSICOMOTORA ainda são pouco conhecidos ou inéditos até para alguns profissionais da área.

CONGIP vem explorar esses CAMPOS, tornando acessíveis ao grande público de interessados, os PROFISSIONAIS de REFERÊNCIA em cada um destes espaços de atuação do Psicomotricista: CRECHE – ESCOLA – HOSPITAL – EMPRESA – ASILO – ORFANATO – CLÍNICA , dentre outros.

Um PROFISSIONAL que SE VALORIZA e RESPEITA SEU PÚBLICO, necessita se RECICLAR SEMPRE e com a velocidade com que as novas pesquisas atualizam as teorias e práticas E OS ALTOS CUSTOS DOS LIVROS, DOS DESLOCAMENTOS PARA OS GRANDES CENTROS, ESTADIA, ALIMENTAÇÃO E PAGAMENTO DOS CURSOS E SEMINÁRIOS, a possibilidade de realizar GRATUITAMENTE, EM SEU PC, TABLET, TELEFONE, um CONGRESSO desse nível, ONDE VOCÊ ESTIVER, nos deixa muito felizes.

Durante uma semana o CONGIP estará promovendo palestras GRATUITAS, em vários horários do dia, previamente divulgados, onde cada um dos PSICOMOTRICISTAS PALESTRANTES terá a meta de COMPARTILHAR as BASES DE SUA PRÁTICA E ATUALIZAR os participantes sobre as novas pesquisas em seu campo.

Saiba mais e inscreva-se gratuitamente em www.congip.com.br VAGAS LIMITADAS!

Fonte: Site CIAR
Por:Diego Denega