SBP – Sociedade Brasileira de Psicomotricidade

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE

No Brasil,há 34 (trinta e quatro) anos aproximadamente, deu-se início à formação de profissionais na área da psicomotricidade, por meio de convite a profissionais estrangeiros, que durante muitos anos foram habilitando, especializando e capacitando os brasileiros para um mercado latente no país, como resposta às inadequações e inadaptações escolares e sociais.

Em 19 de abril de 1980 no Centro de Estudos Carlos Saboya, na Clinica Beatriz Saboya e Ipanema, Rio de Janeiro deu-se a fundação da Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora (SBTP), ligada a Sociedade Internacional de Terapia Psicomotora.

Em seguida 40 profissionais, interessados na psicomotricidade, reuniram-se em Araruama (RJ), para delinear as normas e o Estatuto da Sociedade. Os Capítulos criados foram: o do Rio de Janeiro,São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

QUEM SOMOS

A Associação Brasileira de Psicomotricidade é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos e foi fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área.
Atualmente, busca a regulamentação da profissão através de projetos de lei.

A A.B.P. tem ainda como objetivo, contribuir com:

  • 1. A promoção de contatos e incentivos à cooperação entre os psicomotricistas e entre estes e as organizações dos diferentes Estados interessados em pesquisas científicas e no desenvolvimento teórico - prático das disciplinas ligadas à psicomotricidade.
  • 2. A coleta e difusão de informações sobre a psicomotricidade; estudo do currículo básico para a formação do psicomotricista;
  • 3. A organização de cursos de especialização em psicomotricidade, inclusive em colaboração com autoridades educacionais de saúde e outras;
  • 4. A promoção de palestras, encontros, seminários, jornadas, simpósios e congressos;
  • 5. O exame das questões éticas, morais e profissionais dos psicomotricistas, emitindo seu parecer;
  • 6. O incentivo de todas e quaisquer atividades científicas que estejam, direta ou indiretamente relacionadas com a psicomotricidade.

CAPÍTULO PERNAMBUCO:

Ana Paula Oliveira - Presidente.

Melissa Barbosa Coutinho - Vice Presidente.

Maria de Fátima Rocha - I secretário

Katia Maria Gomes Santos - II Secretário

Maria das Graças Cunha Barbosa - Tesoureira

Acesse o site.