Justificativa
Criada há mais de 35 anos pelos eminentes educadores franceses de renome internacional, André Lapierre e Bernard Aucouturier, a Psicomotricidade Relacional vem sendo divulgada e aprimorada em sua teoria e prática com ênfase na relação psicotônico-afetiva da criança com o adulto e o mundo que a circunda. A Psicomotricidade, partindo desta concepção, tomou relevo e importância particular pela mudança do enfoque e orientação, modificando a problemática da relação adulto-criança.
A primeira Escola Trienal de Especialização em Psicomotricidade Relacional foi fundada na Itália sob a direção do professor André Lapierre, vinculada à ANUPI – Associação Nacional Unificada de Psicomotricidade da Itália, integrando diversas escolas de especialização autorizadas e supervisionadas pelos órgãos governamentais.
O impacto dos resultados obtidos pela prática da Psicomotricidade Relacional em diversos países da Europa, como Portugal, Itália, Bélgica, Espanha e França, abriu espaço para que fossem estruturadas atividades no Brasil através do CIAR (Centro Internacional de Análise Relacional) e pelo Ícone Desenvolvimento Psicomotor nos anos de 1988 e 1998 respectivamente, sob a orientação e supervisão técnico-científica do professor André Lapierre.
A Psicomotricidade Relacional revela na sua história uma atuação voltada para as áreas da Educação e da Saúde Preventiva. O eixo central do processo de construção da aprendizagem encontra-se estruturado pelo movimento espontâneo em seus padrões normais e patológicos enfatizando a tríade Família-Escola-Sociedade como pilares de um trabalho preventivo e terapêutico.
O presente curso de pós-graduação ” lato sensu” foi estruturado segundo as disposições da lei Nº 9.131/95 e resolução Nº 01/01 – CNES/CES, de 03/04/01.
Nosso Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade Relacional é Certificado pelo CIAR – Centro Internacional de Análise Relacional
Objetivo
Formar profissionais habilitados para desenvolver trabalhos em Psicomotricidade Relacional, individual ou em grupo, objetivando ações na área educativa e saúde preventiva;
Proporcionar o aprofundamento teórico-prático da Psicomotricidade Relacional em função de três áreas inter-atuantes e inter-relacionadas: formação teórica, formação profissional e formação pessoal;
Iniciar a construção de pesquisa no exercício da própria prática, bem como apreender o processo de decodificação dos conteúdos relacionais, fundamentando a reflexão de temáticas identificadas no cotidiano dos profissionais ;
Promover o auto-conhecimento através de vivências que possibilitem, ao aluno em formação, desenvolver o senso crítico frente às tarefas que exigem análise sobre as experiências em que a posição do psicomotricista relacional comporta, no âmbito da Educação, reeducação, saúde preventiva e atuação ética.
Publico Alvo
Profissionais nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Educação Física.
Duração
Curso preferencialmente oferecido com aulas mensais, com carga horária de 20 horas/mês em 03 dias(quinta, sexta e sábado). Duração total: 24 meses.
Matriz Curricular
Abordagem Sistêmica e a Comunicação na Psicomotricidade – 20 horas
Bases Neuropsicológicas da Psicomotricidade – 20 horas
Desenvolvimento e Avaliação Psicomotora – 20 horas
Psicanálise e Psicomotricidade Relacional – 20 horas
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica – 30 horas
Psicomotricidade Relacional, Inclusão e Aprendizagem no Contexto Escolar – 30 horas
Psicomotricidade Relacional – Teoria e Prática – 30 horas
Psicopatologia e Psicomotricidade – 20 horas
Teorias em Psicomotricidade – 30 horas
Seminário Científico – 20 horas
Estágio Supervisionado I, II e III – 150 horas
Formação Pessoal – 210 horas
Orientação ao Artigo Cientifico – 60 horas
24 meses com mais 2 módulos intercalados de 16 horas para eventuais atividades complementares
Supervisão de Estágios
Graça Cunha
Jussara Coutinho
Patrícia Távora
Coordenação
Alexandre Furtado.
Graça Cunha.
Ibrahim Danyalgil Jr.
Corpo Docente