ACR – Análise Corporal da Relação

O que é?

Análise Corporal da Relação

É um método de Análise Corporal em Grupo, criado por André Lapierre e Anne Lapierre. Neste trabalho investe-se num percurso de autoconhecimento, que permite ao participante indagar sobre as suas modalidades de relação (afetivas, agressivas, opositoras, sedutoras, complacentes…) e sobre suas origens. Facilita o emergir dos conteúdos e dos conflitos não resolvidos que, de forma consciente ou inconsciente, influenciam o nosso agir cotidiano. É uma dinâmica de grupo que utiliza a comunicação não verbal, dando possibilidades ao sujeito de estruturar as relações afetivas primárias e os processos de afirmação da identidade fundamental para as relações humanas. É um jogo simbólico que possibilita a tomada de consciência e ressignificação dos:
::Mecanismos que dificultam nossas relações interpessoais a nível familiar e profissional;
::Conflitos e as diferentes forma de comunicação;
::Próprios desejos e necessidades.

 

Como é?

A Análise Corporal da Relação promove a elaboração e a integração das novas estratégias relacionais apoiando os processos de mudanças. A parte prática se desenvolve em dois momentos: um, através da dimensão criativa do jogo simbólico e outro, na verbalização da prática durante a qual acontece a elaboração das vivências. O percurso prevê encontros conduzidos por dois analistas, um homem e uma mulher. Estes dois analistas se alternam em

módulos, no decorrer do processo onde cada participante vai contactando, simbolicamente, com as figuras paterna e materna a nível transferencial, internalizadas no decorrer da nossa vida. Os encontros de ACR são eminentemente práticos, em grupos de pessoas acima de 22 anos, com encontros bimestrais. Estão abertos para todas as pessoas interessadas num processo de análise pessoal, que desejam buscar e desfrutar de uma qualidade de vida afetiva mais harmônica e eficaz. Nossas relações estão cheias de tensões, conflitos, crises e traumas, desejos reprimidos, medos, dependências negativas, baixa auto-estima, momentos de depressão, faltas e ambivalências que fazem parte de nossa vida, às vezes desde nossa infância. Na ACR, o fundamental é que exista uma comunicação autêntica, que favoreça um melhor relacionamento consigo mesmo, com o outro e com o grupo, facilitando uma reestruturação dos conteúdos afetivo-emocionais, imprescindíveis para a relação de bem-estar. Neste processo, é possível contactar com alguns nós conflituais, conscientes e/ou inconscientes, com nossas necessidades, pensamentos, sentimentos, afetos, emoções e desejos, a fim de que possamos nos conhecer mais profundamente, na busca de uma melhoria na qualidade de vida.

Nossos Analistas

Ibrahim Danyalgil Junior

::Analista Corporal da Relação – SIAC. ::Psicomotricista Relacional. ::Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Psicomotricidade Relacional do Ícone Desenvolmento Humano.

Maria da Conceição Gomes de Moura

::Analista Corporal da Relação – SIAC/CIAR Brasil. ::Psicomotricista Relacional. ::Analista Corporal. ::Diretora do Colégio Apoio.

Quando?

Entre em contato conosco e marque uma data para sensibilização para iniciantes: um encontro onde você poderá tomar contato com a proposta e, após a experiência vivida poder decidir, se deseja ou não assumir este processo de análise.